A nova placa padrão mercosul e a compra e venda de um veículo

Confira em nosso artigo informações sobre a nova placa e a negociação de um veículo.

Artigo
 

Continua após a publicidade

A nova placa padrão mercosul e a compra e venda de um veículo Artigo escrito por: Gustavo Falcão
Criado em: 18 de setembro de 2018   
Atualizado em: 26 de fevereiro de 2019
Comentar artigo Adicionar comentário


Artigo Placa Nova Detran Mercosul

E stamos em uma fase de mudança de padrão placa no Brasil a qual será adotado o padrão Mercosul. E sta mudança está prevista para ocorrer por completa até 2024, e cada estado terá o seu prazo, sendo o Rio de Janeiro o primeiro a iniciar esta mudança, que começou a vale no dia 11/09.

O que muda na nova placa?

Este novo padrão de placa tem um visual semelhante ao encontrado na União Européia e muda, além da sua aparência, na sua configuração e segurança.

O padrão atual é o de 3 (três) letras com 4 (quatro) números, AAA-0000, que será modificado para 4 (quatro) letras com 4 (quatro) números, com a seguinte combinação: AAA0A00.

Além do padrão de letras e números, sua coloração também muda. Hoje temos uma placa totalmente branca, que mudará para uma placa branca com uma faixa azul na sua parte superior.

A parte superior da placa, que atualmente informa qual é o estado e município do veículo também mudará, sendo apresentado somente a inscrição "Brasil". E na lateral da placa teremos 2 símbolos, um deles é o município e outro o estado do veículo, e com o nome em fonte menor logo abaixo do desenho.

Publicidade

Segurança na nova placa

Além da mudança estética e do padrão alfanumérico, temos uma adição de diversos itens de segurança na placa nova, semelhantes ao que são usados nas cédulas. E o QR Code, junto com o chip na placa, permitirão a identificação do veículo em todo o Mercosul, dificultando assim a clonagem do veículo.

Quem precisa mudar para a nova placa?

A troca nesta fase inicial não é obrigatória e em um primeiro momento as novas placas deverão ser instaladas nos seguintes casos:

I. Em veículos novos.
II. Em veículos que tiveram sua placa danificada e necessitem de uma nova.
III. Quando ocorrer a necessidade de troca de categoria.
IV. Se o veículo for vendido e precisar trocar de proprietário, município ou estado.

Se o seu veículo não estiver nesta situação você ainda não precisa fazer a modificação, mas pode se quiser, sendo opcional. Basta solicitar a troca ao Detran e pagar a taxa, e assim você terá o seu veículo com a placa nova.

O valor da placa será o mesmo cobrado atualmente, ou seja, de R$ 219,35, conforme informado pelo Detran do Rio de Janeiro.

Ainda não há informações sobre a mudança da placa Mercosul em outros estados, mas a previsão é que o Denatran deve aderir o novo padrão em todo país até o dia 1º de dezembro de 2018.

Continua após a publicidade

Vendendo ou comprando um carro usado

Esta mudança afeta quem precisa negociar um veículo, seja ele novo ou usado. Ou seja, o comprador precisará alterar a placa para o padrão novo.

Ao se fazer um contrato de venda do veículo, a placa deve ser a atual, sendo de responsabilidade do comprador a mudança para a nova (a não ser que explicito em contrato o contrário). Ou seja, quem está vendendo o veículo não deve se preocupar com a mudança para o novo padrão, e o comprador por sua vez precisará pagar uma nova taxa que não era esperada, a de R$ 219,35 para a nova placa.

Mas o contrato de compra e venda de um veículo deve manter as mesmas características, como já descrevemos em nosso artigo: Como fazer um contrato de compra e venda de veículo.


Precisa de ajuda?

Nossos Contratos Se você tiver qualquer dúvida ou queira comentar sobre este artigo vá na sessão de comentários logo abaixo.
Responderemos bem rápido para você!


Curtiu nosso artigo?

Deixe a sua curtida, assim o nosso time saberá que o artigo foi útil e também nos motivará a criar novos artigos para ajudar você.


Publicidade








Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Utilize o espaço abaixo e o nosso time lhe responderá bem rápido!





Continua após a publicidade



Sobre nós!

A LanceSeguro é uma plataforma 100% nacionao, criada e desenvolvida visando a segurança na busca de um leilão.

Nosso time é formado por apaixonados no assunto, que sempre buscam novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma de busca de leilões oficiais do Brasil.

footer email

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@lanceseguro.com.br, ou pela opção de contato localizado no menu em nosso site.
O atendimento é realizado de segunda a domingo, das 8h à meia-noite.

© 2019 - Todos direitos reservados - LanceSeguro - O seu buscador de leilões oficiais!